O que é Sião? Qual é o significado bíblico de Sião?

226

Sião é sinônimo de cidade de Deus e é um lugar que Deus ama. Sião é Jerusalém. O Monte Sião é a colina alta sobre a qual Davi construiu uma cidadela. É no lado sudeste da cidade.

O Salmo 87:2-3  diz: “O Senhor ama as portas de Sião, mais do que todas as habitações de Jacó. Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus.

Qual é o significado bíblico?

A palavra Sião ocorre mais de 150 vezes na Bíblia. Significa essencialmente “fortificação” e tem a ideia de ser “levantado” como um “monumento”. Sião é descrita como a cidade de Davi e a cidade de Deus. À medida que a Bíblia avança, a palavra se expande e assume um significado espiritual.

A primeira menção de Sião na Bíblia é 2 Samuel 5:7: “Davi capturou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi”. Sião era originalmente uma antiga fortaleza jebusita na cidade de Jerusalém. Depois da conquista da fortaleza por Davi, Jerusalém se tornou uma possessão de Israel. O palácio real foi construído lá, e Sião/Jerusalém se tornou a sede do poder no reino de Israel.

Saiba também: Quantos filhos Davi teve

Sião no Antigo Testamento

Quando Salomão construiu o templo em Jerusalém, o significado de Sião expandiu ainda mais para incluir a área do templo (Salmos 2:6; 48:2, 11-12; 132:13). Este é o significado encontrado na profecia de Jeremias 31:6 ,”Vem, subamos a Sião ao SENHOR nosso Deus.” No Antigo Testamento, Sião é usada como um nome para a cidade de Jerusalém (Isaías 40:9), a terra de Judá (Jeremias 31:12) e a nação de Israel como um todo (Zacarias 9:13).

A palavra Sião também é usada em um sentido teológico ou espiritual nas Escrituras. No Antigo Testamento, refere-se figurativamente a Israel como o povo de Deus (Isaías 60:14). No Novo Testamento, refere-se ao reino espiritual de Deus. Não chegamos ao monte Sinai, diz o apóstolo, mas “ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial” (Hebreus 12:22).). Pedro, citando Isaías 28:16, refere-se a Cristo como a pedra angular de Sião: “Vede, ponho uma pedra em Sião, uma pedra angular escolhida e preciosa, e quem nela confia nunca será envergonhado” (1 Pedro 2:6).

A região do Monte Sião é atualmente o centro de muita disputa. A Bíblia é clara que, um dia, ela será a única posse do Senhor Jesus, e Sião – a nação e a cidade – serão restauradas. “Desperta, desperta, veste-te com as tuas forças, ó Sião; veste-te nas tuas formosas vestes, ó Jerusalém, cidade santa; para os incircuncisos e os impuros não mais entrará em ti” (Isaías 52:1). E “os filhos dos vossos opressores virão a prostrar-se diante de ti; todos os que te desprezam se prostrarão aos teus pés, e te chamarão a cidade do Senhor, a Sião do Santo de Israel” (Isaías 60:14).