Quem foi Naamã na Bíblia?

472

Naamã foi comandante do exército de Ben-Hadade, rei da Síria. Foi curado de lepra quando mergulhou sete vezes no rio Jordão, em obediência à palavra do Profeta Eliseu.

A história de Naamã é contada no livro de 2 Reis 5:1-27. Naamã era um grande general do exército da Síria, embora fosse muito poderoso, ele era leproso. A lepra era uma doença incurável e quem era infectado estava condenado a morte. A pessoa infectada deveria se afastar da cidade para não contaminar outras pessoas e causar uma epidemia.

Certa vez saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou a serviço da mulher de Naamã. Essa mulher (escrava) falou à esposa de Naamã que se ele estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Quando Naamã soube, informou ao rei da Síria sobre tudo que a mulher havia falado, então o rei enviou uma carta ao Rei de Israel, mais dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas. A carta pedia ao rei de Israel que curasse a lepra de Naamã. Quando o rei leu a carta rasgou as suas vestes, e disse: “Por acaso sou Deus, capaz de conceder vida ou morte? Por que este homem me envia alguém para que eu o cure da lepra? Vejam como ele procura um motivo para se desentender comigo! ” 2 Reis 5:7

Quando Eliseu soube que o rei havia rasgado as vestes, pediu que enviasse Naamã à ele pois queria mostrar que havia profeta em Israel. Naamã foi com seus cavalos e carros e parou em frente à porta da casa de Eliseu. Eliseu não saiu de casa, mas enviou um mensageiro, que disse: “Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.

Naamã ficou com muita raiva porque queria que o profeta Eliseu saísse da sua casa, invocasse o Deus de Israel e passasse a mão sobre a enfermidade e a curasse imediatamente.

Deus cura a lepra de Naamã

O propósito da cura de Naamã foi para demonstrar que Deus era maior que as divindades da Síria. Podemos supor que Naamã procurou primeiro ajuda de seu deus sírio. Ele nao foi curado e buscou ajuda em Eliseu, o profeta do Deus de Israel.

Veja a aqui quem foi o profeta Eliseu

O que a história de Naamã representa para nós?

A história de Naamã revela a providência de Deus, o seu poder e a sua graça redentora. A história destaca que a graça e a salvação não estava limitada a Israel, mas a todos israelitas e não-israelitas, Deus quer que todos saibam que Ele é o verdadeiro Deus.

Naamã foi obediente a ordem do profeta. Para receber o milagre foi necessário de Naamã cresse na palavra de Eliseu. Ele creu e sua saúde foi restaurada. Precisamos acreditar na palavra de Deus e dos seus profetas. Quando obedecemos a Deus, Ele nos abençoa.

A vida de Naamã foi totalmente transformada. Naamã não apenas recebeu a cura da lepra. Ele creu no Deus verdadeiro e voltou para casa sabendo que existe um verdadeiro Deus em Israel.

COMPARTILHAR
Deixe seu comentário